Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vigilantes do Peso - Como funciona

Os Vigilantes do Peso são um grupo de apoio para quem deseja emagrecer e se manter magro. É um programa de reeducação alimentar que vai além da dieta. O participante, ao se filiar ao grupo deve pagar uma mensalidade para participar e receberá livretos contendo todas as informações do programa. Ocorrem reuniões semanais no grupo onde são oferecidas dicas aos participantes e é efetuada a "pesagem semanal".
No site do grupo, há muitas informações a respeito do tema, e inclusive, há algumas Receitas Pontuadas. Ao longo do tempo o programa realizou diversas mudanças, houve até um tempo em que o participante utilizava uma "balança" para pesar os alimentos que iria consumir.
O método que eu estou usando e que se mostrou muito eficaz é o dos "Pontos Flex", que funciona da seguinte maneira:

Há uma tabela (veja no próximo post)  que confere um número de pontos a vários alimentos.
  • O participante poderá consumir um numero X de pontos por dia  dependendo do seu peso atual.
  • Trata-se de "Pontos flex", pois além dos pontos permitidos, há ainda 35 pontos extras por semana, os quais poderão ser consumidos, fracionadamente, ou todos de uma vez, por exemplo, pode-se consumir, 5 pontos a mais por dia ou consumir os 35 pontos a mais em um final de semana.
  • É necessário consumir ao menos 6 copos de água ao dia, 5 porções de vegetais (frutas e verduras), 2 porções de leite ou derivados, 2 porções de azeite (para o bom funcionamento do intestino).
  • Os alimentos com ZERO ponto devem ser limitados a 5 porções ao dia.
  • É muito importante também observar o tamanho das porções.
  • Praticando exercícios, "ganha-se" alguns pontinhos.
  • Não se pode consumir menos de 20 pontos por dia, independentemente de seu peso.
  • A dieta não é indicada para gestantes.
Tabela de pontos diários conforme seu peso

Até 68 quilos - 20

De 68 a 79 quilos - 22

De 79 a 90 quilos - 24

De 90 a 100 quilos - 26

De 100 a 113 quilos - 28

De 113 a 124 quilos - 30

De 124 a 136 quilos - 31

De 133 a 148 quilos - 33

De 148 a 158 quilos - 33

Acima de 158 quilos – 34

Lembre-se fora a sua quantidades de pontos diários você tem mais 35 pontos flex para gastar como quiser na semana, lembrando que é por semana e não 35 pontos a mais por dia!


MANUTENÇÃO :
Quando atingir sua meta e entrar na manutenção, comece a "experimentar a comer um pouco mais de "pontos".
Por exemplo, se você comia 20 pontos e tinha 35 flex.
Na manutenção você aumenta os pontos para 24 e diminui os flex para 20 e avalia o peso na semana seguinte
Se você mantiver o peso ou perder até 1kg continue com estes pontos.
Se perder mais de 1kg aumente a cota diaria em mais 2 pontos continue com os 20 flex.
Se ganhar mais de 1 kg diminua a cota diária em 2 pontos e mantenha os flex.


E aí, animadas?
Eu estou gostando muito deste método, tenho perdido peso sem deixar de comer o que gosto, algumas pessoas podem se perguntar , mas deve ser chato ficar contando o dia todo? Na verdade, nos acostumamos, o que mais comemos acabamos decorando sua pontuação e acaba sendo automática a conta. Acho muito importante para não me perder o meu diário alimentar, quando não estou com ele, marco tudo em um papelzinho de maneira que eu não ultrapasse meus pontos diários. 

É isso aí meninas, no próximo post coloco a tabela pontuada dos alimentos.

bjos

6 comentários:

  1. Ótimo post amiga, amei, e agora entendi o porque na tabela os alimentos tem poucos pontos,
    eu fazia a dieta dos pontos a tradicional e possuo uma tabela com mais de 3.000 alimentos, só que os pontos sao diferentes .antes de ler essa postagem fiquei confusa mais agora entendi.
    bjinhos e força to torcendo por vc.

    Lizy emagrecendo (do face)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizy,

      Tb já fiz essa dos pontos, tenho uma tabela do excel com vários alimentos pontuados e até um gráfico de acompanhamento da evolução, super legal tb se quiser te envio por email. bjos!

      Excluir
    2. Tania... se puder me envie essa tabela????
      nandinhavc@gmail.com
      Mto obrigada!!!

      Excluir
    3. gostaria mto dessa tabela...pf... alinestarling@hotmail.com

      Excluir
  2. Tania poderia me mandar esta tabela?
    Estou precisando e mt mas não consigo
    encontrar gaby-flores.tb@hotmail.com
    obg beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas! Desculpe a demora em respondê-las, meu bloguinho ando meio abandonado ultimamente...rsrs...

      A tabela que tenho da dieta dos pontos é aquela da revista boa forma. É excelente tb, tem vários alimentos, tem um gráfico pra vc acompanhar os resultados. Só muda um pouquinho a forma de calcular os pontos, mas é mto boa. Vou enviar no email de vcs. Bjos!

      Excluir